A partir de abril, a Finep estendeu a sua linha de crédito específica do setor de telecomunicações para a aquisição de cabos de fibra óptica desenvolvidos no Brasil. O Programa de Apoio à Aquisição Inovadora em Empresas de Telecomunicações já concedia financiamentos à aquisição de equipamentos nacionais de telecomunicações, sempre com o objetivo de incentivar o crescimento e reaquecimento do setor no Brasil, considerando que a inovação é um processo iniciado a partir da etapa de pesquisa e se estende até as etapas de distribuição e comercialização. Com a mudança na linha de financiamento, a Finep passa a apoiar a expansão de rede em praticamente todo o país, atendendo a demanda das empresas de internet, especialmente dos provedores regionais, possibilitando que estes apresentem projetos na ordem de R$ 500 mil – valor mínimo previsto no programa.
Por ser um programa que visa o desenvolvimento nacional, os cabos de fibra óptica precisam seguir os padrões NCM 8544.70, e os equipamentos, serem certificados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme exposto na Portaria MCT Nº 950.
De acordo com as regras de financiamentos para aquisição da fibra, há o limite de 60% do crédito, o restante deverá ser investido em equipamentos. As empresas interessadas podem acessar a linha de crédito pelo site da financiadora: www.finep.gov.br
Referências
http://www.finep.gov.br/apoio-e-financiamento-externa/programas-e-linhas/telecom